domingo, 7 de abril de 2013



Introdução á Embriologia Humana


                                     Estágio do Desenvolvimento Humano
Importância da Embriologia
Aspecto Histórico
Termos descritivos
Questão de Orientação Clínica





O desenvolvimento humano é um processo contínuo que começa quando um óvocito de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide de um homem. O desenvolvimento envolve muitas modifucações que transformam uma única célula, o zigoto (ovo fertilizado), em um ser humano multicelular. A maioria das transformações do desenvolvimento ocorre antes do nascimento, mas mudanças importântes também ocorrem durante os períodos posteriores do desenvolvimento, infante, infância, adolescência e maturidade (adulto).

Estágios do Desenvolvimento Humano

Apesar de o desenvolvimento humano ser, em geral, dividido em pré-natal (antes do nascimento) e pós-natal (após o nascimento), o desenvolvimento é um contínuo que se inicia na fertilização (concepção). O nascimento é um acontecimento dramático no desenvolvimento que resulta em uma mudança no ambiente.

Termologia Embriológica

A maioria dos termos embriológicos origina-se do latim (lat) ou do grego (gr). A compreensão da origem dos termos ajuda, com frequência, a memorizalos. O term zigoto, por exemplo deriva da palavra grega zygoto, que significa união indicando que o espermatozóide e o ovócito se uniram para formar uma nova célula, o zigoto.
Ã’vócito:  Este termo refere-se á célula germinativa, ou sexual, feminina, produzida no ovário. Quando maduro, o ovócito é denominado ovócito secundário, ou maduro. Um ovo inviável refere-se a um embrião estar morto, os outros produtos da concepção o saco cariônico (da gestação), por exemplo, podem sobreviver por várias semanas.
Espermatozóide: Este termo refere-se á célula germinativa, ou sexual, masculino produzida pelo testículo.
Durante a ejuculação, os espermatozóide são expelidos pela uretra masculina.
Zigoto: Esta célula, formada pela união de um ovócito com um espermatozóide, é o início de um novo ser humano, em embrião. A expressão ovo fertilizado refere-se a um ovócito secundário que foi penetrado por um espermatozóide; no fim da fertilização, o ovócito torna-se um zigoto.

Fertilização ou Idade da Concepção
 
È difícil determinar com exatidão quando ocorre a fertilização (concepção), pois este processo não pode ser observado. (dentrodo corpo vivo). Os médicos calculam a idade do embrião ou feto a partir do primeiro dia do último período menstrual normal.
Esta é a idade de gestação que é cerca de 2 semanas mais velha do que a idade da fertlização porque o ovócito somente é fertilizado cerca de 2 semanas após menstruação. Consequentemente, quando o médico diz a idade de um embrião ou feto, deve ddeduzir-se 2 semanas para determinar a idade real, ou da fertilização, do ser humano em desenvolvimento.
Clivagem: A divisão mitótica das células, clivagem, do zigoto forma as células embrionárias denominadas blastômeros. O tamanho do embrião inicial permanece o mesmo, pois os blastômeros diminuir de tamanhos a cada divisão celular sucessiva.
Mórula: Quando 12 ou mais blastômeros se formaram, a bola de células resultante da clivagem do zigoto passa a ser denominada mórula, que se passa assemlha a uma amora.
Amora: O estágio de mórula é atingido cerca de 3 a 4 dias após a fertilização, quando o ser humano em desenvolvimento penetra no útero vindo da tuba uterina trompade falópio).
Blastocisto: Depois de deslocar-se da tuba uterina para o útero, a mórula forma dentro de si uma cavidade cheia de fluido a cavidade blastocística. Esta transformação converte a mórula em blastocisto, que , além da cavidade, contém uma massa celular interna, ou embrioblasto, que vai formar o embrião.
Embrião: Este termo refere-se ao ser humano durante os estágios iniciais de seu desenvolvimento, O período embrionário vai até o fim da oitava semana, momento em que toda as principais estruturas estão começando a desenvolver-se. Somente o coração e a circulação estão funcionando. O tamanho dos embriões é dado em comprimento (cefalocaudal) (CRL), medido do vértice do crânio até as nádegas.
Concepto: Este termo refere-se ao embrião e suas membranas, todas as estruturas que se formam do zigoto, tanto embrionárias como extra-embrionárias; portanto, elas incluem o embrião assim como as membranas associadas-âmnio, saco coriônico (gestacional) e saco vetelino.
Primórdio: Este termo refere-se ao início ou á primeira indicação perceptível de órgão ou esrutura, o estágio mais inicial de seu desenvolvimento). O termo anlage tem um significado semelhante. O primórdio ou alange de um membro superior surge como o broto deste membro do dia 26.
Feto: Depois do período embrionário (8semanas), o ser humano em desenvolvimento passa aser denimnado feto. Durante o período fetal (da nona semana ao nascimento), ocorrem a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos que se formaram durante o período embrionário. Apesar de suas transformações do desenvolvimento deste período não serem tão dramáticas como as que ocorrem durante o período embrionário, elas são muito.

Importância da Embriologia

O estudo dos estágios pré-natais do desenvolvimento, especialmente os que ocorrem durante o período embrionários, ajudanos a compreender as relações normais entre as estruturas normais do adulto e as causam das anomalias congênitas. A embriologia elucida a anatomia e explica como as anormalidades se formam.
No período que vai da terceira á oitava semana, o embrião é vulnerável a quantidade elevada da radiação, vírus e certas drogas.
O conhecimento que os médicos têm sobre o desenvolvimento normal e as causam das anomalias congênitas ajuda a dar ao embrião as melhores possibilidades de desenvolver-se normalmente. Muitos da moderna prática obstétrica envolvem o que poderia ser denominada embriologia clínica ou aplicada. O fato de alguns de seus pacientes terem anomalias resultantes de mau desenvolvimento, tais como espinha bífida ou doença cardíaca congênita, torna a importância da embriologia muito evidente para o pediatra. O processo da ciruugia, especialmente a pré-natal e dos grupos comidade pediátrica, tornou o conhecimento desenvolvimento humano clinicamente ainda mais importânte. A compreensão e a correção da maioria das anomalias congênitas palato fendido e defeitos cardíaco) dependem do conhecimento do desenvolvimento normal e dos desvios que ocorreram.

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